Detidos em Braga e no Porto dois suspeitos de burlas de "vários milhões de euros"
Detidos utilizavam métodos fraudulentos de investimento em carteiras de cripto ativos, burlas Mbway e esquemas de colocação de 'likes' em redes sociais.
Dois homens foram detidos, um no Porto e outro em Braga, na terça-feira, suspeitos de dezenas de crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais na ordem de "vários milhões de euros", anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).
Em comunicado, aquela força de investigação explica que já foram identificadas cerca de 1.500 vítimas, maioritariamente residentes no estrangeiro.
Segundo a PJ, os detidos utilizavam "métodos fraudulentos de investimento em carteiras de cripto ativos, burlas Mbway, esquemas de colocação de 'likes' em redes sociais, assim como a execução de tarefas em operações bancárias fraudulentas".
O montante em causo pode "ascender a vários milhões de euros", que terão sido "dissipados por um total de 16 contas bancárias".
No âmbito desta investigação, refere o texto, já foram identificadas "quatro mil operações de dissipação de fundos, associadas a oito das contas bancárias, num valor total estimado em cerca de 1,5 milhões de euros, faltando apurar os montantes envolvidos nas restantes contas".
Os detidos, com 26 e 42 anos, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
A PJ refere ainda que "a investigação prossegue", sendo o inquérito titulado pelo Ministério Público da Guarda.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt