Doente e enfermeiras infetados com sarna
Profissionais de saúde estão de baixa e utente em isolamento.
Um doente, três enfermeiras e duas auxiliares do Hospital de Portimão estão infetados com sarna. As cinco profissionais de saúde contagiadas, ao que o CM apurou, estão de baixa médica e vários utentes da enfermaria onde foi detetado o surto foram colocados em isolamento.
Primeiro, foi diagnosticado um caso de sarna norueguesa num doente internado. Depois, devido ao processo de vigilância implementado pelo Centro Hospitalar do Algarve, foram confirmados cinco casos de sarna comum em profissionais de saúde.
Ao que o CM apurou, as três enfermeiras e as duas auxiliares de saúde desenvolveram sintomas e estão agora de baixa médica. As profissionais desempenham funções no Serviço de Medicina 4 e, apesar de não existirem mais doentes com infeção confirmada, o CM sabe que neste serviço mais de 20 utentes foram colocados em isolamento, por precaução.
Questionado pelo CM, o Centro Hospitalar do Algarve confirmou os casos de infeção e garantiu que estão a ser "adotadas todas as medidas de contenção e minimização de risco de transmissão".
A unidade de saúde garante, no entanto, que os casos confirmados em profissionais "não estão relacionados com o doente em causa", tendo em conta que a estirpe de sarna é diferente. Os casos identificados estão a ser tratados, assim como os restantes profissionais e doentes da enfermaria em causa.
A sarna humana é uma doença infecciosa e contagiosa. É causada por um parasita, mais concretamente um ácaro que vive na pele. A fêmea entra na pele e deposita os seus ovos, provocando uma reação alérgica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt