Dois casos de legionella registados em Beja

Um dos doentes está internado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do hospital da cidade.

14 de setembro de 2018 às 08:43
Hospital de Beja Foto: Nélson Medeiros
Hospital de Beja Foto: António Lúcio
Hospital de Beja Foto: António Lúcio

1/3

Partilhar

Dois casos de doença dos legionários foram detetados em Beja no espaço de poucos dias. Um dos doentes encontra-se internado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) do hospital de Beja em estado considerado "grave". O homem, com cerca de 70 anos, "está sob vigilância e monitorização 24 horas por dia e a receber os tratamentos adequados".

O Conselho de Administração (CA) do hospital explicou ao CM que o doente deu entrada na unidade hospitalar no dia 11 (terça-feira). Segundo a mesma fonte, "o caso foi comunicado à Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), que iniciou a investigação epidemiológica necessária".

Pub

O hospital de Beja refere ainda que se trata de "um caso isolado". No entanto, o CM sabe que na semana passada foi detetada outra situação na cidade, no Bairro da Esperança. O doente, com diagnóstico menos grave, já está em casa a recuperar.

Apesar de não estar localizado, o foco de infeção estará no exterior dos serviços de saúde, refere fonte hospitalar.

Pub

Estes doentes podem ter contraído a bactéria através da inalação de gotículas de água, por aspiração de água contaminada ou sistemas de refrigeração.

A presença de legionella em Beja sucede após a deteção da bactéria, em novembro, no balneário feminino do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo e Secundária de Ourique. A bactéria foi descoberta durante as análises regulares à qualidade da água realizadas pelo município ouriquense. Não houve registo de alunos infetados pela bactéria que provoca a doença.n

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar