Duas mulheres apanhadas a levar droga aos companheiros presos na Cadeia de Caxias

Videovigilância do estabelecimento prisional do concelho de Oeiras ajudou na descoberta de uma das situações.

30 de setembro de 2025 às 01:30
As duas situações ocorreram no interior da cadeia de Caxias Foto: Pedro Catarino
Partilhar

A videovigilância da cadeia de Caxias, Oeiras, ajudou na deteção de duas mulheres, apanhadas a passarem droga aos companheiros que ali estão detidos.

A primeira situação ocorreu pelas 10h15 de sábado, na portaria. Uma mulher que queria visitar o companheiro detido, foi alvo de revista por parte dos guardas, que encontraram uma folha de papel, enrolada em película aderente, que a visitante trazia escondida na zona da cintura. A forte suspeita de que se tratava de K4 (droga fumável, que está a invadir as prisões e que é embebida em folhas de papel) levou os guardas a identificarem a mulher e a participarem o caso ao Ministério Público.

Pub

Na manhã do dia seguinte, os guardas na central de videovigilância da mesma prisão viram outra mulher, namorada de um recluso de 25 anos, a passar-lhe um pequeno embrulho, que o mesmo escondeu no ânus. O recluso foi levado para uma sala especial onde, após revista por desnudamento, nada lhe foi encontrado. A chefia da guarda prisional concordou que o mesmo fosse hospitalizado. O preso negou a realização de exames para a deteção de objetos estranhos nos intestinos. Só com a administração de laxante, de regresso à prisão, foi possível que o mesmo expelisse uma bolota, com um peso estimado de 10 gramas de haxixe.

Foi aberto um procedimento disciplinar contra o recluso, enquanto a companheira foi entregue sob detenção à PSP, por suspeitas de tráfico de droga.

Frederico Morais, presidente do Sindicato Nacional da Guarda Prisional, confirmou ao CM a ocorrência, afirmando: "Estamos a recorrer à videovigilância para combater o tráfico de droga, mas depois somos obrigados a descurar outros pontos de vigilância, mas mantendo sempre o profissionalismo mesmo com falta de meios humanos".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar