'El Portugues' condenado em Espanha a 124 anos de prisão por treze homicídios
Tribunal de Madrid considerou Micael da Silva Montoya culpado por massacre cometido por atropelamento.
Micael da Silva Montoya, o português que estava a ser julgado em Espanha por 13 crimes de homicídio, quatro deles consumados, cometidos por atropelamento durante uma boda de casamento realizada na zona de Madrid, foi condenado esta terça-feira a um cúmulo jurídico de 124 anos de prisão. A pena, considerada perpétua, poderá ser, no entanto, revista daqui por 18 anos, após o trânsito em julgado. As condições de revisão estão, ainda, por definir.
O coletivo de juízes considerou Micael Montoya um "predador total", que mostrou, no dia dos factos, uma "compulsão para matar". Recorde-se que a sentença fica, ainda assim, abaixo do que o Ministério Público pediu nas alegações finais (226 anos de reclusão), mas deixou satisfeitos os advogados de defesa das famílias das vítimas mortais, e dos sobreviventes.
Recorde-se que 'El Portugues', como o arguido é conhecido no país vizinho, estava com a família num casamento em El Torrejon de Ardoz, nos arredores de Madrid, a 6 de novembro de 2022. Após ter sido expulso dos festejos, o arguido entrou numa viatura, onde estavam filhos menores, e 'varreu' um grupo de outros convidados, atingido mortalmente quatro pessoas e ferindo gravemente outras nove.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt