Embarcação vira com 11 pescadores a bordo em Faro
Barco estava carregado de pescado e tombou devido a uma deslocação de pesos.
O alerta foi recebido por volta das 04h45 da madrugada de ontem. "Tratou-se de uma embarcação que estava à pesca de cerco que terá adornado quando estava a fazer a recolha de pescado, com 11 pescadores a bordo. Os tripulantes foram todos resgatados e não sofreram ferimentos", explicou ao CM Fernando Pacheco, comandante da Capitania do Porto de Faro.
A embarcação com cerca de 15 metros, registada em Olhão, estava ao largo da ilha deserta, a cerca de uma milha e meia (2,8 quilómetros) da costa, com várias toneladas de pescado a bordo quando começou a inclinar devido, segundo o comandante da Capitania, a uma deslocação de pesos. Os tripulantes foram auxiliados por duas embarcações que estavam próximas. Conseguiram salvar-se e foram recolhidos por um barco auxiliar que estava na água.
Ao CM, Miguel Cardoso, da associação Olhãopesca, salienta o trabalho feito "pelo mestre e os tripulantes ao terem tomado todos os procedimentos necessários para salvaguardar as vidas humanas".
Os pescadores chegaram a terra por volta das 06h00, com a ajuda da Polícia Marítima. Peritos ambientais do Departamento Marítimo do Sul estiveram no local para avaliar a hipótese de poluição. Após o salvamento dos tripulantes, iniciaram-se os trabalhos de remoção das redes de pesca. Visto que a embarcação não constituía perigo à navegação, a sua retirada foi da competência do armador, supervisionada pela Autoridade Marítima do Sul.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
