Engenho explode e fere trabalhador
Tentou retirar artefacto abandonado depois das festas de Unhão.
Estava a trabalhar na manutenção do equipamento de rega numa plantação de kiwis, próxima da igreja de Unhão, em Felgueiras, quando se deparou, na sexta-feira à tarde, com um engenho pirotécnico, que terá sido deixado após as festas de S. Salvador, no início do mês.
O homem, de 29 anos, tentou retirar o artefacto, mas aquele explodiu. Ficou com os braços desfeitos, um ferimento grave no olho esquerdo e escoriações por todo o corpo.
Foi socorrido pelos Bombeiros de Felgueiras, que se deslocaram de imediato para o local, e transportado para o Hospital de S. João, no Porto, com acompanhamento da equipa da viatura médica de emergência e reanimação do Vale do Sousa.
"Quando chegámos, deparámo-nos com a vítima consciente. Tinha ferimentos graves, foi estabilizada e levada para o hospital", indicou ao CM João Pereira, comandante dos Bombeiros de Felgueiras. Pouco depois do acidente, o irmão da vítima foi ao local, ficou em estado de choque e teve de receber assistência médica e psicológica.
Já horas antes do acidente um morador de Unhão tinha encontrado um outro artefacto pirotécnico, a poucos metros daquela plantação, na rua Padre Jorge Martins. Por ter experiência no manuseamento daquele tipo de materiais explosivos, conseguiu extrair a pólvora e desarmar o engenho.
Além das equipas médicas, foram ainda ao local militares da GNR de Felgueiras e uma equipa de inativação de engenhos explosivos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt