Escolas ao abandono em Loulé

Câmara pretende ceder 10 edifícios a instituições.

01 de dezembro de 2015 às 14:50
01-12-2015_05_51_21 92780.JPG
Partilhar

Vinte e nove escolas primárias fecharam ao longo das últimas décadas em Loulé. Dez desses edifícios encontram-se atualmente desocupados e seis apresentam mesmo um alto grau de degradação. A autarquia, que é dona de 28 das antigas escolas, pretende agora ceder o imóveis devolutos a instituições.

A maior parte das antigas escolas ficam situadas na freguesia de Alte (dez), no interior do concelho, e as restantes em Salir, Ameixial, São Clemente, Almancil, Querença/Tôr/Benafim, Boliqueime, Quarteira e São Sebastião.

Pub

O presidente da câmara, Vítor Aleixo, diz que o encerramento destes estabelecimentos – existe mais um que fechou mas que não é propriedade da autarquia– resulta da desertificação do interior, mas também "da política errada de encerrar escolas a eito", e recorda que o Governo chegou a fechar escolas contra a opinião da câmara.

O autarca pretende agora ceder os edifícios que se encontram desocupados e ao abandono "a instituições que prossigam fins de utilidade social", as quais terão de garantir "a manutenção dos imóveis". Atualmente, 17 das escolas encerradas já estão entregues a diversas instituições, enquanto dois outros antigos imóveis escolares albergam serviços municipais.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar