Edifícios do centro da cidade estão devolutos há 5 anos.
O mau cheiro e o lixo acumulado em duas casas abandonadas estão a gerar revolta entre os moradores do bairro da Casa Branca, no centro de Coimbra. "Junta-se aqui todo o tipo de bicharada, desde ratos a cobras", conta Aníbal Fontes, morador. A situação arrasta-se há cinco anos, desde que os últimos habitantes saíram e as casas, junto à antiga linha ferroviária da Lousã, ficaram devolutos.
Lixo e ratos estão a desesperar Coimbra
Segundo Aníbal Fontes, a população do bairro está assustada: "Ainda há pouco tempo por aí se embebedaram, zangaram--se lá entre eles e andaram toda a noite a fazer barulho. O ambiente é instável."
Os imóveis não têm água nem luz. "Não há condições para lá morar e as pessoas confecionam as refeições numa fogueira na rua e fazem as necessidades por aí. É uma imundície", revela outro morador. "Até já tenho medo de vir com o meu cão à rua", diz outra habitante.
Manuel Cardoso diz já ter informado a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, mas o presidente da autarquia, Manuel Oliveira, contactado pelo CM, disse não ter conhecimento da situação e remeteu para a empresa Metro Mondego, que chegou a fazer expropriações junto à linha da Lousã para instalação de um metro ligeiro de superfície. No entanto, o responsável, João Rebelo, diz que os imóveis em causa não são propriedade da empresa por ainda não ter decorrido o processo de expropriação.
A câmara de Coimbra não respondeu em tempo útil e fonte da PSP referiu que só poderá atuar mediante queixa do proprietário dos imóveis.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.