Especialistas debatem alterações climáticas na Universidade do Algarve
Cientistas vão avaliar o impacto nos ecossistemas, na biodiversidade e na sociedade durante reunião.
Cerca de 260 dos melhores especialistas em alterações climáticas, oriundos de 60 países, vão estar reunidos na Universidade do Algarve, em Faro, de 26 de janeiro a 1 de fevereiro, para a elaboração do sexto relatório de avaliação desenvolvido pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC).
A contribuição deste grupo de trabalho, segundo a Universidade do Algarve, tem como principal foco o "impacto das alterações climáticas nos sistemas naturais e humanos e as suas vulnerabilidades".
Os cientistas vão reunir-se para trabalhar na "avaliação do impacto das alterações climáticas nos ecossistemas, na biodiversidade e nas sociedades estabelecidas", afirma Debra Roberts, copresidente do Grupo de Trabalho II, que revelou que esta reunião "fornecerá dados científicos atualizados ao nível regional e setorial sobre como enfrentar os desafios decorrentes das alterações climáticas".
Hans-Otto Pörtner, também copresidente do Grupo de Trabalho II, refere que "a reunião em Portugal é um marco importante nos preparativos para a próxima avaliação da ciência das alterações climáticas", que servirá para enriquecer o conhecimento das "vulnerabilidades face às mudanças climáticas, mas também a capacidade e limites dos sistemas naturais e humanos para se adaptarem a elas". Por outro lado, irá estudar as "opções para criar um futuro mais sustentável por intermédio de uma abordagem integrada de mitigação e adaptação a todos os níveis".
Será elaborado um esboço que será depois revisto pelos governos e especialistas. O relatório será finalizado em 2021.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt