Esquadra 751 já salvou mais de cinco mil vidas
Militares trabalham 24 horas por dia, 365 dias por ano, em alerta permanente.
A Esquadra 751 - ‘Pumas’ foi criada em 28 de abril de 1978. Além de busca e salvamento, executa outras missões, como é o caso das missões de vigilância marítima. Em 2005, a Esquadra 751 passou a contar com o moderno AgustaWestland EH-101 Merlin que veio substituir o consagrado SA-330 Puma. Um marco extremamente significativo pois permitiu à Esquadra ficar dotada de tecnologia de ponta e também aumentar a sua capacidade de operação.
Após a introdução dos Merlin existiu uma reestruturação do dispositivo de busca e salvamento: os cerca de 100 militares que compõem a Esquadra 751 trabalham para que a mesma tenha, 24 horas por dia, 365 dias por ano, uma tripulação de alerta permanente na Base Aérea N.º 6, Montijo, uma tripulação e aeronave no AM3 Porto Santo e duas tripulações e duas aeronaves na Base Aérea N.º 4, Lajes. A Esquadra 751, desde a sua criação, já salvou mais de 5000 vidas, nas cerca de 64 mil horas de voo da esquadra, honrando o lema ‘Para que outros vivam!’.
Salvou jovem de morrer afogada
“Se for para morrer, morremos aqui os dois.” Foi assim que Renato Jacobs, nadador-salvador, acalmou uma jovem de 13 anos, que salvou na praia da Lagoa, Póvoa de Varzim. Os leitores elegeram-no Herói CM.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt