Estrada em risco de ruir há mais de uma década em Mação

Moradores acusam entidades responsáveis de os terem votado ao esquecimento.

24 de dezembro de 2018 às 08:41
A estrada que liga Chão de Codes a Chão de Lopes, concelho de Mação, necessita urgentemente de obras Foto: Pedro Brutt Pacheco
A estrada que liga Chão de Codes a Chão de Lopes, concelho de Mação, necessita urgentemente de obras Foto: Pedro Brutt Pacheco

1/2

Partilhar

Há muito que os moradores de Chão de Codes, em Mação, reclamam por soluções para a EN244, que liga a povoação a Chão de Lopes. Já passaram mais de 10 anos desde que um pesado passou à beira da estrada, logo à saída da aldeia, e causou um aluimento de terras, deixando metade da via em risco de cair para a ravina.

Desde então, um diferendo entre a autarquia e a Infraestruturas de Portugal (IP) deixou as reparações em banho-maria, mesmo após o tribunal obrigar a IP a assumir as responsabilidades de financiamento e execução da obra - a entidade pública pretendia, desde o aluimento, que fosse a câmara a assumir as responsabilidades.

Pub

"Já conheço aquilo assim há anos", disse ao CM Manuel Alpedrilhe, morador no concelho. "Todos prometem soluções, mas ninguém faz nada", queixa-se. A população lamenta ter sido esquecida pelas autoridades e muitos admitem recear lá passar.

"Passei muita vez de noite naquela estrada, ou seja, naquele precipício", afirmou António da Costa, motorista reformado e há 42 anos residente no concelho. "Assustava-me quando passava de noite", acrescentou.

Pub

"Qualquer dia há aqui uma tragédia. Nunca sucedeu – até ver", disse. Aos olhos do morador, porém, a passagem do fogo no ano passado pode vir a causar ainda mais problemas na estabilidade da via. "Desde os incêndios que está pior", assevera António da Costa.

Contactada pelo Correio da Manhã, a IP informou que está em marcha a elaboração de um projeto para a reparação da via.

A entidade garante que "se mantém a acompanhar a situação" e não afasta a possibilidade de "adequar os constrangimentos de trânsito, de modo a acautelar as condições de segurança de pessoas e bens".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar