Milionário que não sabia nadar morre afogado em piscina
Rui Gaudêncio Vaz, de 52 anos, antigo pastor, venceu prémio do Euromilhões.
O primeiro euromilionário da região de Penamacor, Rui Gaudêncio Vaz, de 52 anos, morreu ontem afogado numa piscina em Penha Garcia, Idanha-a-Nova. O antigo pastor, natural da aldeia de Salvador, era conhecido por ‘Rui Pelintra’, mas há oito anos, após ganhar um milhão de euros de prémio, passou a ser conhecido por ‘Rui Milionário’.
O alerta para o afogamento chegou ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova às 10h41 de ontem, mas quando a equipa chegou ao complexo de piscinas de um empreendimento com restaurante e alojamento, a vítima já estava fora de água, mas inconsciente.
Foram realizadas manobras de reanimação, mas já não foi possível salvar o euromilionário, sendo a morte confirmada por uma equipa médica do INEM. O corpo foi transportado para a morgue do hospital de Castelo Branco, onde esta segunda-feira deverá ser autopsiado.
Falta agora perceber as circunstâncias exatas em que ocorreu o trágico afogamento, que causou grande consternação entre os amigos e familiares do antigo pastor.
Segundo apurou o CM, Rui Vaz sentiu-se mal e caiu na piscina, não conseguindo manter-se à superfície, porque não saberia nadar. Foram outros utentes do empreendimento que se aperceberam e deram o alerta.
Rui Vaz foi notícia no CM em abril de 2009, quando ganhou o segundo prémio do sorteio do Euromilhões. Deixou-se fotografar com o boletim premiado, que lhe custou apenas quatro euros, sendo a chave escolhida de forma aleatória pela máquina da Santa Casa da Misericórdia, colocada no café Justino.
Na altura com 44 anos, Rui Gaudêncio Vaz dedicava a vida a trabalhar no campo e a guardar rebanhos. O prémio deu-lhe conforto e levou-o a conhecer o País.
PORMENORES
Porta bandeira da banda
Rui Vaz foi durante algum tempo o porta bandeira da banda da Aldeia de João Pires. Tudo depois de ter comprado uma viatura para a banda com dinheiro do prémio que ganhou.
Comprou casa
O prémio foi sendo gasto sem grandes aventuras, mas chegou para comprar uma casa onde ficou a viver depois do pai ir para um lar de idosos.
Doente do coração
O euromilionário tinha problemas cardíacos há vários anos e tinha um pacemaker. Também sofria de diabetes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt