Exército avança para plano de modernização de blindados e carros de combate

Pandur, Leopard e substituição das M113, a par da aquisição de sistemas de artilharia e helicópteros multiusos.

08 de julho de 2024 às 08:21
Ministro Nuno Melo Foto: PAULO CUNHA / LUSA
Partilhar

O Exército quer modernizar os blindados Pandur e os carros de combate Leopard II A6, substituir as viaturas de lagartas M113, adquirir sistemas de artilharia antiaérea, anticarro e morteiros e encontrar um sistema único, de campanha, montado em rodas, avançar para a aquisição de helicópteros multiúsos e repor as reservas de guerra. O plano foi apresentado na sexta-feira ao ministro da Defesa, Nuno Melo, no exercício ‘Artex 24’, dedicado à experimentação.

De acordo com o coronel tirocinado António Oliveira, chefe da divisão de planeamento, “é impossível modernizar todo o Exército de uma só vez”, pelo que o conceito de “força terrestre de próxima geração” tem “calendário e prioridades”, e com a atual Lei de Programação Militar, que contempla 1,2 mil milhões euros, “trabalhamos em 12 capacidades, 100 projetos e subprojetos”. “Precisamos de acelerar a modernização”, alertou.

Pub

O vice-chefe do Exército, tenente-general Maia Pereira, destacou que o objetivo é “enfrentar os desafios do combate moderno” e que o “combate decisivo é terrestre”. Afirmou que “a inovação é meio para atrair e reter”, que a Defesa é “cada vez mais tecnologia e um catalisador para outras áreas” e apelou “às indústrias nacionais, centros de investigação e universidades que olhem para o Exército como um mundo de oportunidades”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar