Exército compra 4x4

Espanhóis e turcos na corrida para 167 blindados.

27 de agosto de 2017 às 09:08
Também a empresa turca Katmerciler pode vir a fornecer as 167 viaturas a Portugal, através do blindado Hizir Foto: Direitos Reservados
O VAMTAC S75 espanhol é um dos blindados que pode vir a reforçar o Exército português Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

As novas viaturas táticas ligeiras blindadas (VTLB) 4x4 que vão equipar o Exército, num investimento de 60 milhões de euros, deverão ser fornecidas por uma empresa espanhola ou uma turca.

O Governo português, com o aval do Tribunal de Contas, deu luz verde, ainda o ano passado, à aquisição de 167 VTLB, tendo o prazo para receção de propostas terminado no passado dia 16. Em cima da mesma estão duas propostas: o modelo VAMTAC ST5 oferecido pela empresa espanhola UROVESA, ou o Hizir dos turcos da Katmerciler.

Pub

A aquisição destas viaturas blindadas e todo-o-terreno tem como intermediária a agência de compras da NATO (NSPA), com o montante total do investimento – 60,8 milhões de euros – a ser financiado através das verbas inscritas na Lei de Programação Militar.

Os encargos resultantes da aquisição destas novas viaturas vão ser pagos de forma faseada até 2020. Ainda este ano, o encargo chegará aos 11 milhões de euros. As características das viaturas vão agora ser ponderadas e existe a possibilidade da decisão final ser conhecida ainda este ano.

Intermediária

Pub

A aquisição das viaturas vai ter como intermediária a agência de compras da NATO, que deverá depois receber dois a três por cento do valor do contrato.

Modernização da frota

A aquisição dos 167 VTLB vai contribuir para a modernização dos equipamentos operacionais ao serviço do Exército.

Pub

Equipa acompanha

Foi constituída uma equipa composta por diversos oficiais, com o objetivo de acompanhar todos os procedimentos na aquisição das viaturas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar