Exército junta três mil em Lisboa para testar ciberdefesa
Exercício pretende “treinar, validar e avaliar os procedimentos e a capacidade técnica do Exército na resposta a incidentes na sequência de ciber ataques de âmbito nacional ou internacional”.
O Exército Português está a realizar, desde segunda-feira, o seu maior exercício de ciberdefesa, envolvendo mais de três mil participantes de 60 entidades nacionais e de outros 14 países. O CIBER PERSEU 2024 decorre na Academia Militar, em Lisboa.
O exercício pretende “treinar, validar e avaliar os procedimentos e a capacidade técnica do Exército na resposta a incidentes na sequência de ciber ataques de âmbito nacional ou internacional”, refere o ramo das Forças Armadas. Em causa a “infraestrutura de comunicações e sistemas de informação, que podem colocar em causa a segurança e a superioridade da informação necessária à condução das operações militares das Forças Terrestres”.
“O exercício tem como objetivo principal exercitar o processo de tomada de decisão, a fim de garantir uma resposta coordenada do Exército face a um ciberataque”, referem os militares. Bem como “exercitar a Ciberdefesa a nível tático, de forma a contribuir para a superioridade da informação e garantir a continuidade das operações”. Paralelamente, o Exército procura “promover a partilha de conhecimento técnico com Forças militares estrangeiras e outras entidades nacionais militares e civis no domínio do ciberespaço”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt