Exército recupera caminhos afetados pelos incêndios em Albergaria-a-Velha

Trabalhos deverão decorrer ao longo dos próximos três meses.

11 de março de 2025 às 16:57
Incêndios em Albergaria-a-Velha Foto: CMTV
Partilhar

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha celebrou esta terça-feira um protocolo de colaboração com o Exército Português, para o restabelecimento de caminhos rurais afetados pelos incêndios, revelou fonte da autarquia.

A colaboração do Exército com a câmara será feita através do Regimento de Engenharia N.º 3 e contempla a execução de trabalhos de beneficiação de caminhos rurais e florestais, "visando a melhoria do acesso dos meios de combate a incêndios".

Pub

"Através de um Destacamento de Engenharia, sob as orientações do Serviço Municipal de Proteção Civil, vão ser desenvolvidos diversos trabalhos nos caminhos rurais e florestais severamente danificados aquando dos incêndios que devastaram o concelho em 2024", informa uma nota de imprensa.

Segundo revela a mesma fonte, os trabalhos deverão decorrer ao longo dos próximos três meses.

"O município está empenhado em construir um concelho mais resiliente e melhor preparado para enfrentar situações extremas como os incêndios florestais", afirma o texto.

Pub

O município de Albergaria-a-Velha inaugurou na semana passada o projeto de reabilitação e valorização da rede hidrográfica de áreas afetadas pelos incêndios, numa extensão de sete quilómetros.

O projeto interveio em várias ribeiras afluentes dos rios Antuã e Jardim, da Ribeira do Fontão e do Esteiro de Canela, atravessando zonas agrícolas e florestais.

Na nota sobre o protocolo esta terça-feira celebrado é referido que, "nos termos da Constituição e da lei, incumbe ao Exército colaborar em missões de proteção civil e em tarefas relacionadas com a satisfação das necessidades básicas e a melhoria da qualidade de vida das populações".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar