Exigem 280 mil € a homicida do filho

Jovem de 17 anos mata rapaz de 14 por causa de ténis.

26 de fevereiro de 2016 às 21:05
Filipe Diogo, Salvaterra de Magos, Daniel Neves, Ilda Esperança, Ministério Público, PJ, Tribunal de Santarém Foto: Rui Miguel Pedrosa
Partilhar

Os pais de Filipe Diogo, o rapaz de 14 anos assassinado à pancada e com uma barra de ferro em maio passado, em Salvaterra de Magos, exigem 280 mil euros de indemnização a Daniel Neves - o jovem agora com 18 anos que começa a ser julgado a 4 de abril por homicídio qualificado e profanação de cadáver.

Segundo Ilda Esperança, advogada da família, o pedido de indemnização civil - no total de 280 400 euros - já foi admitido pelo Ministério Público.

Pub

Tal como o CM já noticiou, durante a investigação e instrução Daniel Neves deu à PJ, procuradores e juiz sete versões do crime. Mas a que vai a julgamento no Tribunal de Santarém sustenta que o jovem (então com 17 anos) matou o amigo por "gozo pessoal" e porque cobiçava e desejava o telemóvel, roupa e ténis que Filipe Diogo usava.

Daniel Neves está em preventiva, em Leiria. O crime foi cometido a 11 de maio de 2015, entre as 20h00 e as 21h57, no 4º andar de um prédio em Salvaterra de Magos. A pronúncia refere que os dois se encontraram e Daniel "muniu-se de um tubo de metal com cerca de 63 centímetros (...) e desferiu diversas e violentas pancadas no corpo de Filipe Diogo, atingindo-o diversas vezes na cabeça". Deixou o corpo na casa e regressou dois dias depois. Arrastou o cadáver "pelas escadas e colocou-o no sótão", escondendo-o com variado lixo. Entretanto, já a família e polícia procuravam Filipe.

Pub

Daniel vendeu o telemóvel por 70 euros e ainda fingiu ajudar nas buscas. Acabou por levar a PJ ao corpo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar