Faro avança para metro de superfície
O estudo de viabilidade de um metro de superfície em Faro está no Orçamento para 2009 que hoje vai a reunião de câmara. O projecto é para concretizar no espaço de dez anos.
"Já foram consultados vários especialistas", confirmou ao CM o presidente da autarquia, José Apolinário, "existem algumas possibilidades de traçado e tudo aponta para a viabilidade do projecto".
Um desenho preliminar prevê uma linha da Pontinha até ao Estádio Algarve. Com estações no Bom João, Penha, Alto Rodes, Estação CP, Montenegro, aeroporto e Gambelas (ver infografia).
Futuras ligações a Loulé e a Olhão também são hipótese, mas, pelo menos neste segundo caso, é possível que tal seja feito por interface com os comboios. "A exploração da linha poderá ser feita por consignação ou por uma empresa a criar com a participação de várias entidades", continua Apolinário. Ao mesmo tempo, estão pensadas "restrições no acesso de veículos automóveis ao centro da cidade", acrescenta.
Está também já previsto a construção de cinco novos parques de estacionamento na cidade, que se juntam à conclusão da Variante Norte, e a ligação à A22 em substituição da actual EN2.
PROJECTOS
ESTACIONAMENTOS
Cinco novos parques de estacionamento estão, também, no Orçamento que hoje vai a reunião de câmara.
VARIANTE
O consórcio vencedor para a construção da 2.ª fase da variante, que fará a ligação ao concelho de Olhão, deve ser anunciado na primeira quinzena de Janeiro. O estudo de impacte ambiental já está feito.
LIGAÇÃO A22
A nova ligação à A22, que irá substituir a actual Nacional 2, está prevista no pacote de requalificação da Nacional 125. Não existe ainda, no entanto, estudo de impacte ambiental para o projecto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt