Faro vai construir centro para acolher animais
Equipamento vai ser construído na zona do Medronhal, fora de zonas habitacionais.
A Câmara de Faro vai avançar para a construção de um Centro de Recolha Oficial Animal, na zona do Medronhal, no Guilhim, Faro, num investimento de 1,2 milhões de euros e com um prazo de execução de 455 dias.
Esta segunda-feira, foi aprovada em reunião de câmara, a abertura do concurso público para construção da infraestrutura que terá uma capacidade máxima entre 163 e 173 animais. Está prevista a realização de um núcleo destinado a animais para adoção, um núcleo para animais em quarentena, 16 celas coletivas para gatos e uma área de canil com 42 boxes coletivas.
O projeto inclui ainda a criação de dois parques lúdicos para animais, zonas administrativas, além de espaços para tratamento e medicina veterinária.
De acordo com a autarquia farense, a obra pretende "colmatar uma lacuna existente no concelho de Faro para albergar animais abandonados".
O município algarvio tem realizado diversas campanhas de sensibilização contra o abandono, maus-tratos e cuidados com os animais, pelo que esta infraestrutura segue o princípio do respeito e da preservação do bem-estar animal.
A autarquia tem tomado algumas medidas ao longo dos últimos anos, no que diz respeito à humanização do tratamento dos animais, através da não aceitação de espetáculos circenses em espaço público com animais em cativeiro, a realização de projetos de captura, esterilização e devolução de animais e também o desenvolvimento de diversas iniciativas em parceria com associações do movimento animal.
O espaço irá ser construído fora de zonas habitacionais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt