Fisco e MP realizam buscas em Lisboa e Setúbal por suspeitas de fraude qualificada e branqueamento de capitais

Foi dado cumprimento a 27 mandados de busca. Factos em investigação remontam aos anos de 2012 a 2019.

25 de maio de 2021 às 16:29
Autoridade Tributária Foto: Miguel Baltazar
Partilhar

A Autoridade Tributária (AT) e o Ministério Público estão esta terça-feira a fazer buscas em Lisboa e Setúbal por suspeitas de fraude qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais.

A operação, denominada Operação Lava Tudo, é conduzida pelo DIAP de Lisboa. No âmbito desta operação estão a ser cumpridos 27 mandados de busca, sendo 7 mandados de busca domiciliária e 7 não domiciliárias, 1 a escritório de advogados, 1 a escritório de revisor oficial de contas, 10 a veículos e 1 a cofre bancário, levados a cabo por cerca de 44 inspetores tributários e aduaneiros, 15 inspetores da segurança social e 51 militares da unidade de ação fiscal da GNR.

Pub

Os factos em investigação remontam aos anos de 2012 a 2019 e estão ligados à criação e utilização de diversas empresas fictícias, emitentes de faturas falsas a sociedades que prestam serviços de limpezas, a diversas entidades públicas e privadas, designadamente Câmaras Municipais e hospitais. Segundo um comunicado da Segurança Social, o procedimento visava "não só reduzir substancialmente as entregas de IVA nos cofres do Estado, como também a não entrega das contribuições devidas à Segurança Social. "Com esta atuação as empresas de limpeza visaram e conseguiram, praticar preços muito concorrenciais, conseguindo assim ganhar os concursos públicos", pode ler-se.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar