Fogo da lareira queima idosa
Ana Ferro, 81 anos, sofreu queimaduras graves depois de brasa ter incendiado cobertor.
Ana Ferro, 81 anos, adormeceu em frente à lareira na sala de casa em Capinha, Fundão. Quando acordou já o cobertor que usava para se proteger do frio estava em chamas. A idosa sofreu queimaduras graves no tronco, braços e cabeça. Foi transportada de helicóptero para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
O fogo deflagrou pelas 08h30. "Ela disse que adormeceu em frente ao lume e que acordou muito aflita pouco depois já com o sofá e a manta a arderem. Ela tinha uma ponta da manta muito perto das brasas e foi por aí que o fogo começou", conta ao CM Maria André, vizinha da vítima.
Embora ferida com gravidade, a idosa conseguiu livrar-se da manta e apagar o fogo que já se tinha propagado ao sofá. Só depois saiu de casa e pediu ajuda aos vizinhos, que alertaram o INEM. "Nem sei como é que no estado em que estava ainda teve calma para apagar o fogo e evitar que a casa ardesse", diz a amiga.
Ana Ferro sofreu queimaduras em todo o corpo, com especial gravidade no tronco, nos braços e na cabeça. Embora em choque, a idosa esteve sempre consciente. Apesar da extensão das queimaduras, Ana Ferro encontra-se estável na Unidade de Queimados dos HUC.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt