Fogos nas zonas Centro e Norte do País mobilizam 323 operacionais

O maior incêndio deste domingo consumiu 300 hectares de floresta em Proença-a-Nova.

25 de março de 2019 às 08:36
Fogo em Proença-a-Nova Foto: Direitos Reservados
Fogo em Proença-a-Nova Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

Cinco incêndios florestais mobilizaram este domingo um total de 323 operacionais e seis meios aéreos nas zonas Centro e Norte. O mais preocupante atingiu o concelho de Proença-a-Nova, onde as chamas chegaram a aproximar-se da aldeia de Montes da Senhora, assustando a população.

O fogo teve início pelas 11h00, numa área onde decorria a prova todo o terreno Baja TT do Pinhal, e rapidamente se alastrou, atingindo uma vasta zona florestal entre as aldeias de Chão de Galego, Montes da Senhora e Froia. No entanto, ainda não são conhecidas as causas, estando a GNR e a PJ a investigar as circunstâncias em que o fogo deflagrou. A possibilidade de ter começado numa viatura que participava na prova é uma das hipóteses que está a ser testada.

Pub

Para o combate foram mobilizados 246 operacionais e cinco meios aéreos. O vento intenso que se fazia sentir acabou por dificultar o trabalho dos bombeiros. O fogo terá consumido cerca de 300 hectares e só ficou dominado ao final da tarde. Em Medas, no concelho de Gondomar, as chamas estiveram próximo de várias casas e do parque de campismo Camping Douro. Foram combatidas por 40 operacionais de seis corporações e um helicóptero. O fogo foi extinto em menos de três horas.

Em Vila Verde, três incêndios florestais mobilizaram 37 bombeiros, em Coucieiro, Oriz Santa Marinha e Estrumil, sendo que o primeiro o fogo aproximou-se das casas sem nunca as colocar em perigo. Foi este fogo, dos três, que reuniu mais operacionais no combate.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar