Força Aérea revela imagens impressionantes das cheias
Vídeo recolhido a partir de helicóptero.
A Força Aérea Portuguesa revelou, esta quinta-feira à noite, novas imagens impressionantes - feitas a partir de um helicóptero Koala - das cheias que atingem Portugal continental, na sequência das depressões Kristin e Leonardo. Os rios galgaram as suas margens e invadiram campos agrícolas, casas, aldeias, vilas e cidades.
"Os meios aéreos da Força Aérea continuam igualmente empenhados na monitorização de áreas críticas, afetadas pelas cheias e pela subida das águas, permitindo identificar populações e infraestruturas em risco", refere a FAP, que tem cerca de mil militares dedicados, oito meios aéreos empenhados e 53 satélites em utilização.
As imagens foram recolhidas por dois helicópteros, um saído de Beja - que fez o reconhecimento visual das áreas do Sado e do Tejo - e outro de Ovar - nas áreas do Monde e do Vouga. Foram cobertas as áreas de Alcácer do Sal, Valada, Salvaterra de Magos, Samora Correia, Benavente, Coruche, Bacia do Vouga, Ereira, e Mondego entre Montemor-o-Velho e Coimbra. Foi ainda feito reconhecimento em Soure, Leiria, Figueira da Foz, na Barragem da Aguieira e em Santa Comba Dão.
A FAP fez ainda o transporte, desde Porto Santo (Madeira) para a base aérea do Montijo, de 5,6 toneladas de bens para serem doados às comunidades afetadas pela Kristin. Entre esses bens estão alimentos, artigos de higiene pessoal, material elétrico, artigos diversos para o lar, telhas e tinta, que vieram para o continente num avião C-130H. A FAP prevê realizar, nos próximos dias, novos voos para a Madeira e para os Açores, com o objetivo de recolher mais bens.
Também esta quinta-feira, militares da FAP percorreram habitações nas imediações da Base Aérea N.º 5 (BA5), em Monte Real, "com o objetivo de avaliar as necessidades mais urgentes da população". Foi efetuado o transporte terrestre de 4000 telhas doadas pela Cooperativa dos Olivicultores de Murça.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt