Fotógrafo desaparece por mistério
Pedro Palma foi casado com Clara Pinto Correia e fez uma exposição da mulher a ter orgasmos.
O apelo chegou de forma dramática através da irmã nas redes sociais: "Caso alguém tenha visto ou estado com o meu irmão Pedro Palma, (…) por favor informem-me por Facebook ou pelo telemóvel; se viram um Alfa Romeo de cor cinzenta escura com a matrícula 21-68-XQ, agradeço que me contactem", começa por escrever Rosário Palma. "Já liguei para todos os hospitais e não deu entrada nas urgências de nenhum. Deixou o telemóvel em casa, pelo que não tenho forma de o contactar. Caso não apareça, vou reportar à PSP a situação. Algo de muito estranho se passou e nada sei, nem o que fazer, além dos trâmites que já segui. Estou em pânico!"
O apelo foi rapidamente partilhado pelos amigos de Rosário e de Pedro, mas sem sucesso.
O jornalista, cartoonista, fotojornalista, artista plástico, escritor e designer de comunicação continua desaparecido.
Ao CM, Rosário disse que o irmão foi visto pela última vez na quinta-feira, quando saiu da casa que partilha com ela e com a mãe, em Queluz. Esperou 48 horas, o tempo normal para as autoridades começarem a investigar os casos de desaparecimento tratando-se de adultos, e, no sábado, dirigiu-se à PSP de Queijas (Oeiras) relatando o sucedido. Se Pedro não aparecer, o processo transita para a PJ.
São muito poucas as pistas sobre o que terá acontecido ao antigo marido da bióloga e professora universitária Clara Pinto Correia - que ficou célebre por ter retratado as expressões de orgasmo da companheira. Há, contudo, um vídeo enigmático que poderá ajudar as autoridades. Foi a última publicação de Pedro Palma, que celebrou o 58º aniversário a 13 deste mês, no seu Facebook. O vídeo tem apenas 10 segundos e foi publicado quinta-feira, dia 24, às 20h55. A imagem de um ecrã cinzento.
"Que ‘cartoon’ de mau gosto é este, amigo? Qual é a piada em deixares a família e amigos preocupados?", comentou uma amiga, enquanto a irmã percebeu logo que alguma coisa não estava bem: "Estou preocupada. Não percebo o que ele quer dizer com este vídeo." Com o passar dos dias, a preocupação deu lugar ao pânico. Nem Pedro deu sinais de vida, nem o carro em que foi visto pela última vez foi encontrado.
Mostrou fotos de orgasmos da mulher
Foi o trabalho mais polémico e controverso de Pedro Palma, que chegou ao grande público no início de 2010: a exposição Sexpressions. Na altura, o fotojornalista e artista plástico era casado com Clara Pinto Correia.
A mostra era composta por dez fotos da bióloga e professora universitária, e revelavam as expressões femininas durante um coito, acompanhadas de outros tantos textos.
Questionada então pelo CM a propósito da exposição, que ficou conhecida como ‘Os Orgasmos de Clara Pinto Correia’, disse: "Não precisei de ser convencida na medida em que sempre achei que estávamos perante uma ideia inédita e extraordinária. Agora, só acontece porque quem fotografa e quem é fotografado é um casal muito apaixonado".
"Os meus textos que acompanham as fotografias dele dão conta da descoberta um do outro durante as sessões, mais que muitas necessárias até chegarmos às dez da exposição. As minhas preferidas são todas aquelas que estou de olhos abertos e a sorrir", acrescentou.
Uma opinião partilhada pelo então marido, Pedro Palma. "A Clara quando faz amor abre muito os olhos, essa [fotografia] é a minha preferida", afirmou ao nosso jornal.
A mostra, que esteve patente ao público durante um mês, revelou-se um sucesso.
O CM procurou ontem contactar a cientista e autora de vários livros sobre o estranho desaparecimento de Pedro Palma, mas sem sucesso.
Filhos
Pedro Palma tem dois filhos ainda jovens, Ayaz e Noor Palma, fruto do seu primeiro casamento. Este foi o relacionamento mais estável do fotojornalista, que foi mais tarde casado com Clara Pinto Correia. Atualmente não se conhecia nenhuma relação a Pedro.
Saúde
Os amigos contam que, ao longo dos últimos três anos, Pedro passou por vários problemas de saúde, sendo o mais grave um aneurisma. Segundo o Correio da Manhã apurou, o fotojornalista teve de ser operado por diversas vezes e estava desanimado com a saúde.
Preocupação
A conta de Facebook do fotojornalista foi inundada de comentários de amigos, que não escondem a preocupação depois de Pedro Palma ter publicado um vídeo em que apenas se pode ver um ecrã cinzento. Um dos comentários dá conta de que o fotojornalista apagou todas as suas publicações nesta rede social, tendo apenas deixado esta enigmática imagem.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt