Freguesia de Caldelas em Amares vai ter albergue de peregrinos em junho
Obras de adaptação no espaço arrancam em breve. Terá capacidade para 20 pessoas.
O caminho da Geira Romana e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela numa distância de 240 quilómetros, já começou a ser marcado com as típicas setas amarelas no concelho de Amares e os peregrinos vão ter um albergue ao dispor em Caldelas, Amares, a partir de junho.
A informação foi revelada pelo presidente da União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, José Manuel Almeida. Segundo o autarca, o albergue resulta do "aproveitamento de um espaço existente e disponível", que precisa de "ligeiras obras de adaptação".
De início, esta estrutura terá espaço para 20 peregrinos, instalações sanitárias, chuveiros e uma pequena cozinha para refeições ligeiras. Por outro lado, os serviços da União de Freguesias e da Câmara de Amares estão a proceder à marcação deste caminho, no território do município, processo que deverá estar concluído também até final de junho.
Quanto ao investimento necessário, o presidente da União de Freguesias pensa que "será muito pouco, dado as obras de adaptação serem pequenas, num total a rondar o máximo de cinco mil euros".
O presidente da associação Codeseda Viva, Carlos de Barreira, anunciou que o objetivo passa por conseguir a homologação do Caminho da Geira Romana e dos Arrieiros até ao Ano Santo Jacobeu de 2021.
Entretanto, está em projeto um albergue para Covide, Terras de Bouro, e os promotores deste itinerário contactaram já os municípios de Braga, Terras de Bouro e Melgaço, no sentido de os sensibilizar para a marcação, logo que possível, do caminho com as setas amarelas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt