Furto expõe a falta de veículos e militares em Vila do Bispo e Lagos
Comando admite que frota dos postos de Vila do Bispo e Lagos “não está a 100%”.
Um furto de garrafas de bebidas praticado por um homem, num hipermercado de Budens, Vila do Bispo, expôs a falta de meios da GNR naquele concelho.
Quando surgiu o alerta, na passada quinta-feira, os militares tiveram de acorrer ao local numa viatura cedida pela Proteção Civil Municipal. Já uma patrulha do posto da GNR de Lagos, que igualmente se debate com falta de viaturas, chegou num veículo da Escola Segura.
Segundo o CM apurou, naquele dia, em Vila do Bispo, havia apenas um GNR para responder às ocorrências, o que levou a pedir a colaboração do posto de Lagos.
Atualmente, soube o CM, a falta de militares está sanada, mas continua a falta de viaturas. Em particular no posto de Vila do Bispo, onde duas viaturas estão inoperacionais (uma avariada, outra acidentada) e o veículo da Proteção Civil foi para a oficina. Em substituição, foi lá colocada uma viatura da Escola Segura.
O Comando Geral da GNR admite que "a frota atribuída aos postos de Vila do Bispo e Lagos não apresenta uma operacionalidade de 100%, tendo a situação sido provisoriamente sanada através do balanceamento de viaturas pertencentes a outra subunidade, o que permite garantir o cumprimento das missões atribuídas".
PORMENORES
Suspeito foi detido
Sobre o furto no hipermercado de Budens, o Comando Geral da GNR esclareceu ao CM ter recebido a denúncia, "tendo-se deslocado ao local duas patrulhas da GNR", uma do posto de Vila do Bispo e outra de Lagos, que efetuaram "a detenção do suspeito" e elaboraram o "respetivo expediente".
APG preocupada
António Barreira, da Associação de Profissionais da Guarda, mostrou-se preocupado com a falta de efetivo e de viaturas nos postos referidos, que são "exemplos do que ocorre noutros postos do País".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt