Gang do azeite leva 310 mil litros em camiões-cisterna

Roubaram azeite avaliado em quase um milhão de euros.

08 de dezembro de 2016 às 06:00
08-12-2016_05_29_03 477977685.jpg Foto: Getty Images
Partilhar

A GNR e a Guardia Civil de Espanha detiveram oito pessoas suspeitas de roubar 310 mil litros de azeite em lagares de Portugal e Espanha. Só em Monte Trigo, no concelho de Portel, o grupo levou 160 mil litros de azeite com a ajuda de camiões-cisterna.

De acordo com as autoridades espanholas, que lideraram a operação de captura, os detidos, todos espanhóis, residentes em Córdoba, usavam veículos camuflados e atacavam em dias de festa nas localidades próximas dos lagares. Roubavam durante a noite, depois de vigiarem os passos dos funcionários dos lagares. Bastava ligar uma mangueira à cisterna, carregar o azeite e fugir.

Pub

O crime só era detetado na manhã seguinte. O valor do azeite furtado pelo grupo nos dois lados da fronteira – num total de 310 mil litros – ascende a quase um milhão de euros.

Segundo o CM apurou, os camiões com o azeite roubado seguiam em direção a Espanha, onde era colocado em contentores e depois comercializado como se fosse um produto legítimo. Alguns dos detidos são empresários do setor que já estavam sinalizados por crimes semelhantes nos últimos anos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar