GNR apreendeu mais de uma tonelada de crustáceos e bivalves na Murtosa
Caranguejo e os bivalves apreendidos foram encaminhados para a lota de Aveiro.
A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR apreendeu no sábado e domingo mais de 1.200 quilos de crustáceos e bivalves, no valor de 8.500 euros, na Murtosa, no distrito de Aveiro, informou esta quinta-feira aquela força de segurança.
Em comunicado, a GNR esclareceu que a apreensão decorreu no âmbito de várias ações de fiscalização realizadas nas proximidades da ria de Aveiro, com o objetivo de controlar as normas que regulam a captura, transporte e armazenamento de crustáceos e moluscos bivalves vivos.
"No seguimento das fiscalizações, foram identificados dois homens de 54 e 43 anos, que transportavam a carga sem a documentação necessária e obrigatória. De referir, que as normas infringidas constituem contraordenações puníveis com coima que pode ascender aos 25 mil euros", refere a mesma nota.
A GNR refere ainda que, no seguimento da ação, foram apreendidos crustáceos e bivalves, num valor estimado de 8.500 euros, nomeadamente, 675 quilos de Caranguejo Mouro e 580 quilos de Berbigão Vulgar.
O caranguejo e os bivalves apreendidos foram encaminhados para a lota de Aveiro, a fim de ser aferido o seu peso total e respetivas dimensões, tendo sido posteriormente devolvidos ao seu habitat natural.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt