11 detidos em mega-operação da GNR contra corrupção na distribuição de jornais e revistas
São funcionários da VASP, proprietários de pontos de venda de publicações diárias, e motoristas.
A GNR, através do Comando Territorial de Lisboa, realizou esta quarta-feira uma operação que visa o combate a alegados crimes de corrupção na distribuição de jornais e revistas, em Sintra em Lisboa.
Fonte oficial da GNR confirmou ao CM que foram feitas 11 detenções, e que a empresa VASP é a principal lesada deste grupo criminoso.
Entre os detidos estão funcionários da própria empresa, proprietários de pontos de venda de publicações diárias, e motoristas responsáveis pela distribuição das mesmas.
Em comunicado, a GNR adianta que os detidos, dez homens e uma mulher, têm entre 25 e 66 anos. Os detidos são suspeitos de terem criado um esquema ilegal de venda ao público de publicações, em paralelo ao canal regular de distribuição, "desrespeitando as regras da concorrência, obtendo proveitos e contrapartidas monetárias indevidas".
A GNR fala num prejuízo de centenas de milhares de euros anuais. Os militares cumpriram 11 mandados de busca domiciliários, seus em estabelecimentos e 19 em veículos.
Foram apreendidos mais de 40 mil euros em dinheiro, 21 telemóveis, 13 viaturas, várias armas e munições, uma soqueira e um bastão extensível, cinco equipamentos informáticos, um equipamento de videovigilância e vários jornais e revistas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt