Grupo julgado por dezenas de furtos de material médico em Lisboa
Material médico desviado avaliado em 760 mil euros.
Um grupo de dez colombianos (seis deles fugidos à Justiça, e os outros quatro a cumprir prisão preventiva em Portugal e na Alemanha), começam esta quinta-feira a ser julgados no Campus de Justiça, em Lisboa, pelo furto de dezenas de aparelhos médicos de hospitais públicos e privados portugueses.O material desviado era expedido por encomendas postais para a Colômbia. Aqui, familiares dos assaltantes enviavam-no para empresas colombianas e para os EUA, onde era revendido no mercado negro e em sites. Os arguidos agora julgados em Portugal fazem parte de uma rede com a mesma origem, suspeita de 350 furtos em 19 países. Levaram material de valor superior a 60 milhões de euros.
Segundo a acusação, os crimes ocorreram entre 2015 e 2019. Os arguidos introduziram-se nos estabelecimentos de saúde e furtaram laringoscópios, broncoscópios, gastroscópios, duodenoscópicos e colonoscópios, tudo avaliado em cerca de 760 mil euros. O gang colombiano atacou nos Hospitais da CUF, Porto e Belém (Lisboa), Hospital do Barreiro, Hospital de St. Louis e Egas Moniz (ambos em Lisboa).
O material desviado era expedido por encomendas postais para a Colômbia. Aqui, familiares dos assaltantes enviavam-no para empresas colombianas e para os EUA, onde era revendido no mercado negro e em sites. Os arguidos agora julgados em Portugal fazem parte de uma rede com a mesma origem, suspeita de 350 furtos em 19 países. Levaram material de valor superior a 60 milhões de euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt