Grupo usava imigrantes como testas de ferro para fugir aos impostos
Operação da GNR deteve quatro suspeitos de fuga de 5 milhões euros aos impostos.
Três homens e uma mulher, com idades entre os 38 e os 49 anos, foram detidos pelo Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Faro, por suspeita de fuga aos impostos no valor de 5 milhões de euros.
Criavam empresas, que não pagavam IVA nem IRC, com imigrantes à frente, como testas de ferro. Quando a Autoridade Tributária ia investigar a falta de pagamento, as empresas fechavam, impedindo a recuperação do dinheiro pelo Estado.
As suspeitas surgiram quando camiões de transportes de mercadorias foram detetados, no Algarve, a circular com gasóleo, colorido e marcado, para uso exclusivo de veículos agrícolas e florestais.
"Começamos a ver a ligação ente várias empresas e a ligação de quatro pessoas a essas empresas", explicou ao CM o Major Licínio Nunes, do DAF de Faro.
A investigação durou mais de um ano e culminou com a operação Ouro Verde, que incluiu a execução de 34 mandados de busca, nos distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu e Porto, na passada terça-feira.
Além de muito material apreendido, foram constituídos mais 14 arguidos. A maioria dos testas de ferro, no entanto, já se encontram nos países de origem e não foram localizados.
PORMENORES
Mandado de detenção
Sobre um dos detidos recaía um mandado de detenção para cumprimento de pena de cinco anos de prisão por crimes semelhantes. Os restantes três ficaram sujeitos a apresentações às autoridades.
Apreendidos 28 veículos
Entre o material apreendido estão 28 veículos, uma arma de fogo, 15 200 litros de gasóleo colorido e documentação.
Operação conjunta
Na operação participaram 116 militares da GNR, de vários destacamentos, e 39 elementos da Autoridade Tributária.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt