Guimarães: advogado apanhado com heroína

Francisco Lobo Xavier apanhado a comprar dez gramas de droga.

01 de outubro de 2015 às 01:15
Heroína trama advogado famoso Foto: CMTV
Partilhar

Há dez meses que os investigadores da GNR de Guimarães seguiam os passos de vários traficantes de drogas duras no concelho. Terça-feira de manhã, Francisco Gama Lobo Xavier, conhecido advogado da cidade berço, foi apanhado em flagrante com cerca de 400 euros de heroína que acabara de adquirir. Era um dos visados nas vigilâncias feitas pela GNR. Foi detido com outros nove arguidos, entre eles duas mulheres, na megaoperacão que visou cinco concelhos no Norte do País.

Esta quarta-feira, às 17h30, os arguidos chegaram num autocarro da GNR ao tribunal de Guimarães. Só o advogado tapou a cabeça com uma camisola para entrar no palácio da Justiça, onde já esteve várias vezes na barra do tribunal em processos de tráfico de droga. A sessão foi interrompida para jantar e os interrogatórios continuaram à noite e vão prosseguir esta quinta-feira.

Pub

Conhecida a sua dependência das drogas duras há vários anos, o advogado está agora indiciado por tráfico: a lei só permite a posse de uma grama de heroína para consumo próprio. Mas Francisco Lobo Xavier, 46 anos, tinha com ele mais nove gramas num bolso, o que leva os investigadores a suspeitar que poderia dedicar-se à revenda.

O arguido é um conhecido advogado da cidade berço, filho de um dos mais reputados advogados da mesma localidade e primo do antigo dirigente do CDS-PP António Lobo Xavier.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar