“Hoje é o dia mais triste da minha vida”: Almirante Gouveia e Melo despede-se da Marinha
Gouveia e Melo despediu-se da instituição que liderou nos últimos três anos.
“Militares da Armada, civis, irmãs e irmãos de armas. Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida, pois vou despedir-me de vós. Fostes, nos últimos 45 anos, a minha grande família. Foi na Marinha que me tornei homem, onde aprendi a ser militar, onde vivi experiências únicas que me moldaram naquilo que sou hoje.” Foi desta forma que o almirante Gouveia e Melo se despediu dos “camaradas” que o acompanharam ao longo da carreira na Marinha, onde entrou como cadete e terminou como chefe do Estado-Maior da Armada.
Gouveia e Melo recordou aqueles que “morreram cedo demais” e a vida de submarinista. “Uma vida dura, mas também repleta de aventura, onde senti a adrenalina e a excitação que só os submarinos podem proporcionar.” Mas também, entre muitos outros, “aquela guarnição fantástica que esteve comigo na fragata ‘Vasco da Gama’”. “Tudo isto está gravado em mim e ficará em mim até morrer. Mas é de todos vós camaradas que terei saudades. Somos salgados pelo mar, torrados pelo sol, curtidos pelo vento, nós somos a Marinha de Portugal. Onde quer que eu esteja serei sempre um camarada vosso”, disse o almirante no discurso de despedida.
O último dia de trabalho de Gouveia e Melo – formalmente só sai no dia 27 – começou em Lisboa, com a despedida da Autoridade Marítima, e passou pela travessia do Tejo de barco, até ao Alfeite, onde o esperavam centenas de marinheiros e um almoço com os mais próximos.
Presidenciais Marques Mendes
Marques Mendes tem percorrido o País nas últimas semanas para marcar terreno para uma eventual candidatura presidencial, face à provável entrada de Gouveia e Melo na corrida. “Conheço bem o chão do País e o País merece um bom combate”, disse o antigo líder do PSD ao semanário ‘Expresso’.
CEMA substituto
Gouveia e Melo ainda não tem substituto definido, aguardando-se o anúncio do Governo. Sobre a candidatura à Presidência da República, em que é apontado como favorito nas sondagens, terá agora a possibilidade de a anunciar.
Peixe na ementa
No almoço de despedida foi servido linguado, depois lombo de vitela e por fim bolo de chocolate, acompanhados por vinhos da Cartuxa, Foz Tua e Moscatel.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt