Homem detido em Coimbra por violência doméstica e maus-tratos a animais
Arguido de 34 anos vai aguardar sob vigilância eletrónica os desenvolvimentos do processo.
Um arguido de 34 anos vai aguardar sob vigilância eletrónica os desenvolvimentos de um processo por alegados crimes de violência doméstica e maus-tratos a animais, informou esta segunda-feira a Procuradoria da República da Comarca de Coimbra (PRCC).
"Os factos ocorreram entre julho e setembro de 2022, no concelho de Coimbra, tendo o tribunal considerado encontrar-se fortemente indiciado que o arguido molestou física e psicologicamente as vítimas, seus progenitores, na residência destes, onde os três coabitavam", revela o Ministério Público (MP) na página da internet da PRCC, indicando que o suspeito foi apresentado na sexta-feira a um primeiro interrogatório judicial.
O homem, que tem antecedentes criminais, está indiciado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra da prática de "dois crimes de violência doméstica e de um crime de maus-tratos a animais de companhia".
"O arguido insultou as vítimas, dirigindo-lhe expressões e nomes ofensivos, assim como ameaçou de morte o pai e atingiu-o com uma enxada no nariz e braço, provocando-lhe ferimentos que necessitaram de tratamento médico", segundo a nota.
Entretanto, no dia 27 de setembro, terça-feira, "agrediu a cadela do seu pai com pancadas e pontapés, provocando dores ao animal".
"O juiz de instrução criminal determinou que o arguido aguardasse os ulteriores termos do processo sujeito às medidas de coação de obrigação de permanência em instituição, a indicar pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, ficando, entretanto, sujeito à obrigação de permanência em habitação, com vigilância eletrónica, e à proibição de contactar com as vítimas", seus pais, de acordo com a Procuradoria da República.
O agressor já foi antes "condenado por diversos crimes, incluindo de roubo, encontrando-se em liberdade condicional, desde abril".
A investigação é dirigida pelo MP da Secção Especializada em Violência Doméstica do DIAP da Comarca de Coimbra, com a coadjuvação da PSP da cidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt