Homem detido em Setúbal por sacar à avó e companheiro dinheiro para a droga
Investigação da PSP apurou que ameaçava e coagia as vítimas, de 78 e 74 anos, desde outubro de 2023.
Um homem foi detido pela PSP de Setúbal por ameaças e coação agravadas contra uma avó, de 78 anos, e o companheiro desta, de 74, naquela cidade. O suspeito, sem abrigo e toxicodependente, exigia às vítimas dinheiro (para a droga) ou comida. Foi colocado em internamento preventivo, divulgou esta quinta-feira o Ministério Público (MP).
Segundo o MP, o homem está indiciado de, entre outubro de 2023 e fevereiro de 2025, "por diversas vezes e com crescente agressividade", ter abordado as vítimas "exigindo, mediante ameaças, que lhe entregassem dinheiro ou comida". O homem sofre de esquizofrenia e está sujeito a um tratamento de desintoxicação a que foi obrigado pela Justiça. Já as vítimas, "evidenciam já comorbilidades que particularmente os vulnerabilizam"
O homem já havia sido condenado num outro processo crime, por sentença de agosto de 2023, numa pena acessória de proibição de contactos, por qualquer meio, com as mesmas vítimas durante o período de três anos e nove meses. Como não cumpriu, está agora também indiciado de um crime de violação de imposições, proibições ou interdições.
"Por se considerar verificado o perigo de continuação da atividade criminosa, em consonância com o requerido pelo Ministério Público, o juiz de instrução criminal decidiu aplicar ao arguido a medida de coação de prisão preventiva, que, considerando a anomalia psíquica de que o mesmo padece, foi substituída por internamento preventivo", refere o MP.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt