Homem detido em Valongo após receber encomenda com 4,5 quilos de poderosa droga alucinogénia
PJ verificou que conteúdo se tratava de dimetiltriptamina, um poderoso alucinogénio mundialmente conhecido como "ayahuasca".
Um homem de 33 anos foi detido, na quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) pela presumível da autoria de um crime de tráfico de droga em Valongo. O suspeito foi surpreendido pelas autoridades quando recebia uma encomenda ilícita, proveniente do Brasil, por via aérea, que continha cerca de 4,5 quilos de dimetiltriptamina, um poderoso alucinogénio mundialmente conhecido como "ayahuasca".
Segundo a PJ, a embalagem, que vinha descrita como contendo um suplemento alimentar orgânico, levantou suspeitas junto das autoridades aduaneiras, que decidiram comunicar os factos.
Após serem efetuadas diligências, foi possível confirmar que o conteúdo da embalagem era, de facto, dimetiltriptamina, um psicoativo extraído da folha de certas plantas, encontradas maioritariamente em países da América Central e do Sul.
"Além deste alucinogénio, foram encontradas na casa do suspeito outras drogas, designadamente canábis, sob a forma herbácea e resina, e uma pequena quantidade de cocaína destinada a consumo próprio", lê-se num comunicado da PJ.
O detido vai ser presente a primeiro interrogatório para conhecer as medidas de coação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt