Casal de peregrinos invade recinto do Santuário de Fátima e acaba detido
Foram apanhados pela GNR após escaparem aos vigilantes. Veja as imagens da detenção.
Um casal de peregrinos invadiu esta noite o recinto de oração do Santuário de Fátima, que está fechado com grades para as celebrações da peregrinação se realizarem à porta fechada, e foi travado por vigilantes do Santuário e por militares da GNR, tendo sido retido.
Trata-se de um homem irlandês, de 48 anos, que é crente e habitualmente está em Fátima. Não tem qualquer relação com a mulher, de 40 anos, portuguesa, que aproveitou aquele momento para entrar no recinto.
O incidente foi desvalorizado pela GNR, que considerou tratar-se de uma situação "pontual" e que "o dispositivo mobilizado para a peregrinação esteve à altura do desafio". Tanto o homem como a mulher foram retidos e retirados do recinto de oração, sendo conduzidos para o exterior, onde continuaram a sua peregrinação.
O incidente ocorreu quando estava para começar a oração do rosário, marcada para as 21h30.
O homem, que levava um quadro com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e pretendia ir para a Capelinha das Aparições, saltou as grades e foi alertado pelos vigilantes para voltar para trás. Não obedeceu, desrespeitou as indicações e acabou por saltar as barreiras, entrando no recinto de oração pelo lado norte.
Estava a chegar à zona exterior da capelinha das aparições, em grande correria e perseguido por militares da GNR e vigilantes do Santuário de Fátima, quando foi finalmente travado e levado para fora do recinto.
A mulher, que transportava uma cruz e estava a rezar, aproveitou o momento para entrar no recinto de oração, foi também retirada do local e retida.
O Santuário de Fátima está a realizar a peregrinação de 12 e 13 de maio, este ano à porta fechada, devido ao risco de contaminação pelo novo coronavirus. As celebrações são presididas pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt