Idoso vítima de burla com troca de notas
Homem aparentando ter 50 anos apresentou-se como funcionário da Segurança Social.
Bem vestido e bem-falante, o homem conseguiu apropriar-se de cerca de 2400 euros em notas que um idoso tinha em casa, na zona de Monte Judeu, Bensafrim, no concelho de Lagos. A burla aconteceu durante a manhã de ontem, estando o seu autor a ser procurado pelos militares de Investigação Criminal da GNR.
Segundo o CM confirmou junto de fonte do Comando de Faro da GNR, o burlão, que aparentava ter cerca de 50 anos, apresentou-se como sendo funcionário da Segurança Social, de forma a ganhar a confiança da vítima, um homem de 71 anos.
Na conversa que manteve com a vítima, o burlão disse-lhe que algumas das notas atualmente em circulação iam mudar e perder validade, pois o Banco Central Europeu estava a emitir notas novas. Dessa forma, convenceu o idoso que lhe mostrasse as notas que tinha na habitação, para confirmar se se tratava das que iam ser mudadas.
A vítima acedeu e o burlão, mal se apanhou com as notas na mão fugiu numa viatura. O idoso apercebeu-se então de que tinha sido burlado e apresentou queixa.
A GNR está preocupada com as burlas de que são vítimas os idosos, tendo nesse sentido vindo a realizar, através das suas Equipas de Programas Especiais, visitas e reuniões com potenciais vítimas que vivem em locais isolados da região. O objetivo é alertar os idosos para este e outro tipo de burlas. Em caso de dúvida, os idosos são aconselhados a alertar de imediato os militares da GNR.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt