Várias casas destruídas em Vila Real devido a incêndio
Troço da Autoestrada 4 esteve cortado devido ao fogo. Fogo já foi extinto.
O incêndio em Parada do Pinhão, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, que começou pelas 13h00 de domingo, foi esta segunda-feira extinto, indicou a Proteção Civil.
O fogo, que deflagrou cerca das 13h00 de domingo, junto à autoestrada 4 (A4), chegou a ser dado como dominado, mas reativou-se com muita intensidade e empurrado pelo vento forte e cruzado, seguiu em direção a três aldeias: Vilarinho de Parada, Parada do Pinhão e Paredes.
A situação mais complicada viveu-se em Parada do Pinhão, onde três casas foram atingidas pelo fogo, bem como um armazém de lenha de uma panificadora, e de onde foram retiradas algumas pessoas das habitações.
Estradas cortadas
A Autoestrada 4 (A4) esteve cortada entre os nós de Lamares e Parada do Pinhão, devido ao incêndio que deflagrou esta tarde no concelho de Sabrosa, disse fonte da GNR de Vila Real.
Um troço da EN15, entre Parada do Pinhão e o nó da A4, também esteve cortado.
Igreja acolhe idosos e doentes devido ao fumoO incêndio cercou a aldeia de Parada do Pinhão, Sabrosa, onde pessoas mais idosas e doentes foram recolhidas na igreja para estarem protegidas do fumo que invadiu a aldeia, disse o presidente da autarquia.
O fogo chegou a ser dado como dominado por duas vezes, só que acabou por se reativar e, de cada vez, com mais intensidade.
Situação "muito preocupante" em Parada do Pinhão
O presidente da Câmara de Sabrosa mostrou-se no domingo preocupado com o incêndio que queimou uma vasta área de pinhal e cercou a aldeia de Parada do Pinhão, onde atingiu três casas e alguns idosos foram retirados por precaução.
O presidente disse que ainda não é possível fazer um balanço da área ardida, mas frisou que são "prejuízos avultados" porque "ardeu quase só pinheiro e já com alguns anos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt