Estradas cortadas e turistas resgatados: três incêndios fustigaram a ilha da Madeira
Fogos já estão em fase de rescaldo.
Os incêndios na ilha da Madeira lavraram esta sexta-feira em curso e as situações mais complexas foram municípios de Porto Moniz e Calheta. Os fogos já estão em fase de rescaldo e controlados, avançou o presidente do Governo Regional da Madeira em conferência de imprensa.
"Neste momento, estão em fase de rescaldo e controlo [...], mas estamos em prevenção no sentido de evitar reacendimentos", afirmou Miguel Albuquerque, em declarações aos jornalistas na localidade da Santa, no concelho do Porto Moniz, no norte da ilha da Madeira, cerca das 19:30.
Em articulação com as autoridades da Madeira, foi decidido acionar um contingente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil [ANEPC], da Força Especial de Proteção Civil e do Instituto Nacional de Emergência Médica [INEM] para a Madeira.
"Foi dos incêndios que mais fustigaram o nosso concelho desde que há memória", disse o autarca à agência Lusa, para logo realçar: "Não posso considerar que os fogos estão dominados, pois a qualquer momento reacendem, daí a ativação do Plano de Emergência Municipal."
Autoridades encerram levadas e veredas na ilha da Madeira
As autoridades decidiram esta sexta-feira encerrar várias levadas e veredas na ilha da Madeira devido aos fogos e apelam a que não se circule nas zonas montanhosas.
Num comunicado divulgado pelo Governo da Madeira, é dito que o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza encerrou percursos pedestres classificados "devido à ocorrência de incêndios florestais".
Assim, foram fechadas as levadas das 25 Fontes (Calheta), Risco (Calheta), Alecrim (Calheta), Cedros (Porto Moniz) e Moinho (no concelho da Ponta do Sol, vizinho a norte do Porto Moniz e a oeste da Calheta).
As autoridades fecharam ainda as veredas da Lagoa do Vento (Calheta) e do Fanal (Porto Moniz) e o Caminho Real do Paúl do Mar (Calheta).
"Informamos, também, que as áreas de lazer da Fonte do Bispo, Cruzinhas, Fanal e Rabaçal encontram-se encerradas e aconselhamos a não circular nas áreas Montanhosas", acrescentam no comunicado.
Estradas regionais cortadas
Várias estradas regionais (ER) estiveram encerradas por causa dos incêndios que lavram nos concelhos da Calheta, Porto Moniz e Câmara de Lobos, informou a direção regional de estradas.
Num comunicado, a direção informa que foi encerrada ao trânsito a ER 210, entre Prazeres e a Fonte do Bispo, e o troço da ER 105 entre as Portas da Vila Santa do Porto Moniz e o cruzamento com a ER 209 no Paúl da Serra, devido aos fogos.
Além dessas encontram-se também encerradas a ER 101, entre a Ponta do Pargo e as Portas da Vila na Santa do Porto Moniz, a ER 101 (VE3), entre a Raposeira e a Ponta do Pargo e a ER 222, entre o entroncamento com a ER 223 (pista de motocross) e o sítio da Lombada dos Marinheiros ("Panoeste").
A ER 223 está também fechada entre a rotunda da ER 101 (VE3) e o entroncamento com o Caminho da Lagoa (Paúl do Mar).
O arquipélago da Madeira encontra-se sob aviso meteorológico laranja desde a semana passada devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, que diariamente ultrapassa os 30 graus. A situação vai prolongar-se até às 23h00 de sábado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt