INEM entrega chaves de 36 novas viaturas
Ambulâncias vão criar 25 novos postos de emergência.
O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, acolheu esta terça-feira a cerimónia de entrega das chaves de 36 ambulâncias do INEM a corporações de bombeiros. As viaturas custaram cerca de 1,9 milhões de euros, num orçamento total a rondar os 22 milhões de euros e que corresponde ao "maior investimento dos últimos dez anos" nesta área, afirmou o ministro da Saúde, Paulo Macedo.
Destas 36 viaturas, 25 destinam-se a concelhos que até agora não tinham um Posto de Emergência Médica (PEM). Só estas novas viaturas custaram 1,6 milhões de euros, sendo que anualmente serão necessários mais de 7 milhões de euros para a sua manutenção e conservação.
Além dos custos com o material, o INEM vai ainda desembolar 1,5 milhões de euros em subsídios para os tripulantes destes novos veículos. Só o concelho da Vidigueira, que se tornou ontem num PEM, já tem "oito técnicos para a viatura", referiu Marciano Janeiro, segundo-comandante da corporação.
Os restantes 11 veículos vão substituir ambulâncias antigas e desgastadas, mas fica ainda a faltar equipamentos para 21 concelhos do País. "O plano está feito até 2017, contamos até lá conseguir mantê-lo, o que significará a cobertura total de todos os concelhos", referiu Paulo Campos, presidente do Instituto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt