Número de operadores esteve "abaixo do previsto".
INEM: Já teve de esperar mais de um minuto para ser atendido?
Um número de operadores abaixo do previsto levou a um aumento dos tempos médios de atendimento pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Nos dias 9 e 10 deste mês, registou-se uma demora de 52 e 51 segundos, respetivamente. Nos dias 1 e 2, o tempo médio de atendimento foi de 47 segundos. Estes tempos ultrapassam o recomendado: o atendimento deve ser feito no máximo em sete segundos.
O CODU atendeu 3476 chamadas de socorro no dia 1 de agosto, 3678 chamadas no dia 2, 3760 chamadas no dia 9 e 3476 no dia 10. Segundo o INEM, nesses quatro dias, os operadores recuperaram 1175 chamadas. A recuperação de chamadas é feita quando a pessoa que liga o 112 desiste da chamada.
Ao CM, fonte do gabinete de comunicação do INEM afirmou que nesses quatro dias o número de operadores estava "abaixo do previsto". "Férias, baixas médicas e dispensas autorizadas" são os motivos que justificam a situação.
Até 14 de agosto, foram autorizados pela direção do INEM 112 pedidos de acumulação como bombeiro e 25 pedidos para funções de socorrista da Cruz Vermelha Portuguesa.
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