Ingleses querem levar cortinado do quarto de Maddie

Investigadores britânicos pretendem fazer uma nova avaliação a cortina do quarto onde dormia Maddie.

27 de outubro de 2014 às 00:32
26-10-2014_22_26_42 12 algarve maddie.jpg Foto: D.R.
Partilhar

É um pedaço de cortinado do quarto onde dormia Maddie e que foi exaustivamente analisado pelos peritos portugueses, em 2007. É este pedaço de tecido que a polícia inglesa quer agora levar para Inglaterra para ser analisado por um laboratório privado, porque acredita poder ser a chave para o mistério do desaparecimento da criança inglesa.

Os britânicos querem voltar a examinar tudo o que foi encontrado pela polícia portuguesa no apartamento 5A, no Ocean Club, na Praia da Luz, em Lagos. Os investigadores acreditam que quem levou a criança do quarto terá deixado vestígios de ADN no cortinado.

Pub

O pedaço de tecido, que está guardado no processo, foi sujeito a vários testes por parte dos peritos do Instituto Nacional de Medicina Legal. Na altura, sabe o CM, foi avaliada a presença de sangue, cabelos e sémen. Não foi encontrado nenhum vestígio, o que impossibilitou a comparação com perfis de ADN. No entanto, os britânicos dizem que, sete anos depois, podem usar novas técnicas para detetar ADN. Também querem voltar a examinar 30 fios de cabelo encontrados na casa, usando novos testes genéticos e biológicos.

O pedido para a reavaliação dos vestígios irá ser feito ao Ministério Público de Portimão através de uma sexta carta rogatória, apesar de ainda não existir resposta ao quinto pedido. As autoridades portuguesas alertaram os britânicos, numa reunião realizada há duas semanas, que as técnicas usadas em Portugal são iguais ou mais sofisticadas do que as usadas em Inglaterra.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar