Investigação criminal da PSP com mais detidos e buscas

870 detenções e um milhão de euros em numerário no primeiro trimestre deste ano.

15 de maio de 2026 às 16:31
PSP Foto: Direitos reservados
Partilhar

O dispositivo de investigação criminal da PSP efetuou, no primeiro trimestre deste ano, 870 detenções, mais 8% do que no mesmo período do ano passado. De acordo com dados fornecidos ao CM pela PSP, foram ainda realizadas 605 buscas domiciliárias e 301 buscas não domiciliárias, aumentos de cerca de 30%, principalmente no combate ao tráfico de drogas, criminalidade violenta e criminalidade organizada.

A PSP destaca ainda a apreensão de drogas, dinheiro (mais de um milhão de euros em numerário) e viaturas, bem como na aplicação de medidas de coação privativas da liberdade.

Pub

É ainda destacada "uma forte participação em mecanismos internacionais de cooperação policial e criminal, designadamente no âmbito da EUROPOL, INTERPOL e EMPACT, reforçando o combate à criminalidade organizada transnacional, à criminalidade digital e aos fenómenos emergentes associados ao recrutamento de jovens para redes criminosas através de plataformas digitais e ambientes online".

"A componente técnico-científica da investigação criminal continuou igualmente a assumir particular relevância, através da realização de perícias forenses, inspeções a locais de crime, recolha de vestígios biológicos e ações de formação especializada, contribuindo para uma investigação criminal cada vez mais rigorosa, qualificada e sustentada em prova científica", refere a PSP.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar