José Castelo Branco acusado pelo Ministério Público de violência doméstica "desde o início do casamento" com Betty

Socialite insultava e espancava Betty, que continua com medo de morrer às mãos do marido.

25 de novembro de 2024 às 12:58
José Castelo Branco e Betty Grafstein Foto: Filipa Couto/Correio da Manhã
Partilhar

José Castelo Branco, de 61 anos, foi acusado “pela prática de um crime de violência doméstica agravado” pelo Ministério Público (MP) desde o início do casamento com Betty Grafstein, de 95 anos.

Na acusação, o MP pede ainda que, em caso de condenação e cumprimento de uma pena, o socialite não se possa aproximar de Betty.

Pub

“Desde o início do casamento (27-11-1996) que, por várias vezes, em datas não concretamente apuradas, quando estavam nos E.U.A. e quando estavam em Portugal, na residência e no hotel, o arguido bateu na Betty Grafstein, desferindo murros por todo o corpo e empurrando-a. Desde o início do casamento (27-11-1996) que, por várias vezes, em datas não concretamente apuradas, quando estavam nos E.U.A. e quando estavam em Portugal, na residência e no hotel, o arguido apertou o pescoço da Betty Grafstein até ela sentir dificuldades em respirar. Desde o início do casamento (27-11-1996) que, por várias vezes, em datas não concretamente apuradas, com uma frequência diária, quando estavam nos E.U.A. e em Portugal, o arguido disse à Betty Grafstein: "velha" e "feia"", lê-se na acusação a que o CM teve acesso.

Pub

No despacho agora deduzido, o MP afirma ainda que "Betty Grafstein tem medo que o arguido a mate". "Com a prática das condutas descritas, deu causa o arguido, de modo direto e necessário, a que a vítima Betty Grafstein se sentisse ansiosa e com medo, receando pelas atitudes que o arguido pudesse tomar em relação a si, nomeadamente que ofendesse a sua integridade física, a humilhasse, a intimidasse ou mesmo a matasse".

O CM sabe também que o recurso interposto pelo advogado de José Castelo Branco para a alteração das medidas de coação em vigor foi negado. O socialite continua impedido de viajar para fora de Portugal. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar