Jovem detido por desenvolver modelo de Inteligência Artificial para ajudar criminosos

Modelo, que podia ser adquirido em fóruns de hacking, cedia ao utilizadores formas de automatizar atividades maliciosas.

12 de fevereiro de 2025 às 14:51
pj xxx Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

Um jovem de 22 anos foi detido, esta quarta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ), por ter desenvolvido um modelo de Inteligência Artificial (IA), denominado “WormGPT”, que estaria a ser comercializado em fóruns cibercriminosos (hacking) para atividades ilícitas.

De acordo com um comunicado da PJ, o “WormGPT”, lançado no início de 2023, cedia ao utilizadores formas de automatizar atividades maliciosas, facilitando o acesso a essas soluções como forma de diminuir a barreira de entrada no mundo do cibercrime.

Pub

Tal modelo, como “Dark LLM”, podia ser adquirido em fóruns de hacking, permitindo aos criminosos, mesmo com pouco conhecimento técnico, criar guiões para enganar pessoas, desenvolver vírus e outro tipo de software malicioso (malware) de forma quase instantânea e, assim, desenvolver elaboradas fraudes financeiras, ciberataques, espionagem corporativa e até campanhas de desinformação direcionadas.

No decurso da operação "Neural Kill Switch", a Unidade Nacional de Cibercrime e Criminalidade Tecnológica, unidade da PJ responsável pela investigação, apreendeu toda a estrutura informática base do sistema, bem como documentos e outras informações pertinentes para a investigação.

O detido será presente a primeiro interrogatório judicial de arguido detido para aplicação de medidas de coação.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar