Jovem que planeou ataque na Universidade de Lisboa acusado de terrorismo

João tinha intenção de matar "três a 10" pessoas.

23 de julho de 2022 às 10:14
João, ataque, Faculdade de Ciências, Campo Grande, Lisboa Foto: Direitos Reservados
Partilhar

João, o aluno universitário de 18 anos que planeou um ataque à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no Campo Grande, Lisboa, foi acusado pelo Ministério Público pelos crimes de terrorismo e detenção de arma proibida, noticiou esta sexta-feira a TVI.Planeou usar fogo, explosões de engenhos de gás, disparos de besta e golpes de faca. No seu plano, depois suicidava-se ou seria morto pela polícia. Descobriu-se que fez várias pesquisas na internet sobre “terrorismo em Portugal” e comprou armas.

São os mesmos crimes pelos quais o aluno de Engenharia Informática, natural de uma pequena aldeia junto a Fátima, foi indiciado ao ser detido pela PJ, em fevereiro. Perícias informáticas e às redes sociais, testemunhos (de internautas a quem desabafou a intenção de um ataque), uma confissão integral e uma perícia psiquiátrica (que o colocou em internamento) sustentam a acusação. Fundamental é também o material apreendido e com o qual João - que tinha desde há quatro anos um fascínio por assassinatos em massa e tiroteios em escolas - queria matar “três a 10 pessoas [colegas e professores]” na faculdade.

Pub

Planeou usar fogo, explosões de engenhos de gás, disparos de besta e golpes de faca. No seu plano, depois suicidava-se ou seria morto pela polícia. Descobriu-se que fez várias pesquisas na internet sobre “terrorismo em Portugal” e comprou armas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar