Julgados por tráfico de droga em Olhão
Dez homens e uma mulher detidos. Dividiam tarefas para vender a droga.
O grupo de dez homens e uma mulher, que estão a ser julgados por tráfico de droga, esteve esta segunda-feira no Tribunal de Faro para mais uma sessão de julgamento.
Os dez portugueses e um estrangeiro, com idades compreendidas entre os 28 e os 48 anos, foram detidos no dia 20 de novembro de 2017, na sequência de cinco mandados de busca emitidos para as respetivas residências.
O grupo vendia, "diária e permanentemente, entre inícios de 2017 e o dia em que foram detidos, doses individuais de heroína e cocaína a consumidores desses estupefacientes na localidade de Olhão", refere a Acusação.
O grupo criou uma rede onde cada elemento tinha a sua função e utilizavam casas de apoio. Um dos detidos, que iniciou e desenvolveu a atividade de venda de heroína e cocaína a partir de Lisboa, funcionava como principal fornecedor. Vendia a droga a outro arguido que liderava do grupo e que geria a aquisição dos estupefacientes e a venda direta de doses individuais aos consumidores.
Outros dois detidos tinham como encargo o corte (mistura) e embalamento da heroína e cocaína. Um quinto suspeito funcionava como motorista para entregar e vender as doses de droga, e disponibilizava ainda a residência para o armazenamento.
Outros três arguidos também faziam a venda direta desse material. Por fim, os restantes três suspeitos foram detidos por adquirirem os estupefacientes ao grupo, e posteriormente o revender.
Um dos momentos que levantou suspeitas à PSP de Olhão foi quando um dos homens foi intercetado a conduzir um veículo ligeiro de passageiros na posse de heroína e cocaína e sem ser titular de habilitação legal.
PORMENORES
Na casa da mãe e da avó
O detido que é acusado de ser o líder do grupo utilizava as residências da mãe e da avó para armazenar a heroína e cocaína.
Antecedentes criminais
O único arguido estrangeiro já tinha antecedentes criminais. Em 2015 foi condenado a três anos de prisão efetiva por roubo, tráfico de droga e condução sem habilitação legal. Estava em liberdade condicional, desde 7 de novembro de 2016, quando foi detido.
Cocaína e heroína
Das buscas resultou a apreensão de 600 doses de cocaína, 300 doses de heroína e ainda dezenas de doses de haxixe.
Material apreendido
Também foram apreendidos 3300 euros, doze cartões de telemóveis, um spray de gás pimenta, uma arma proibida, cinco telemóveis e ainda diverso material utilizado para o acondicionamento e corte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt