Levam sino de meia tonelada em Beja
Objeto foi desmontado da torre e levado pelos ladrões.
A diocese de Beja está desesperada com a quantidade de assaltos à Ermida de Nossa Senhora da Assunção, em Messejana, Aljustrel. No último crime, registado a 20 de novembro, foi furtado da torre um sino em bronze de meia tonelada avaliado em 25 mil euros.
A peça, datada do século XVIII, foi desmontada da torre e terá sido retirada com recurso a cabos e roldanas por pelo menos três pessoas, dado o seu peso. Contactado pelo CM, José António Falcão, diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese de Beja frisa que "foi a sexta vez que o edifício, classificado como Monumento de Interesse Público, sofreu a investida dos ladrões".
A diocese chama- -lhe mesmo um "monumento mártir". "A população está preocupada. Infelizmente vemos o nosso património a desaparecer e degradar-se. Têm que ser encontradas soluções", afirmou Ercília Diogo, presidente da Junta de Freguesia de Messejana. A diocese não acredita poder recuperar o sino, pois este já deve ter sido fundido. Os furtos estão a ser investigados pelas autoridades.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt